Os 6 melhores segmentos para empreender com franquias

Fonte da imagem: https://www.rawpixel.com/image/1048860/free-image-rawpixelcom

Para quem é empresário e empreendedor, os últimos dois anos foram realmente desafiadores devido à pandemia a qual o mundo enfrentou. A crise sanitária trouxe consigo não só problemas relacionados à saúde pública, como também muita instabilidade no mercado e na economia global.

Esses últimos anos certamente não serão lembrados por grande parte dos empreendedores. Mas isso não é uma regra, é claro, tendo em vista que a pandemia surgiu como uma avalanche para alguns segmentos, enquanto serviu para impulsionar outros.

Para o setor de franquias, por exemplo, o ano de 2022 promete ser desafiador e positivo, uma vez que o setor encontra-se muito mais preparado para enfrentar o setor econômico do que estava há vinte meses atrás, por exemplo, o que torna-se muito assertivo para quem deseja começar a empreender com franquias!

O presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, mencionou que “a relação entre franqueadores e franqueados foi transformada”, ganhando “novas atribuições, dentro de seus limites de atuação”, o que traz novas perspectivas ao setor.

Portanto, neste post iremos listar os 6 melhores segmentos para empreender com franquias em 2022, levando em conta que o mercado se encontrará muito mais aquecido neste período, considerando as principais necessidades dos consumidores. Confira.

1.     E-commerce

As famosas lojas virtuais ajudaram muito as pessoas nos últimos anos e, principalmente, em 2021, já que, devido ao isolamento social, tornava-se mais difícil ir a lojas e grandes centros para realizar compras. Portanto, o caminho alternativo passou a ser comprar pela internet e receber os produtos no conforto e segurança de sua própria casa.

A prática trouxe aos clientes mais confiabilidade nos e-commerces e também os tornou mais abertos e receptivos a realizar esse tipo de transação pela internet. Para se ter uma ideia, mais de 15 milhões de consumidores entraram no mundo do comércio digital em 2021.

Portanto, para quem deseja encontrar uma oportunidade de franquia digital, como lojas e produtos para revenda, essa é uma opção que certamente vale a pena considerar.

2.     Alimentação

Não é novidade que o setor de alimentação estaria nesta lista. O setor de foodservice faturou 32,7 bilhões de acordo com o Relatório de Desempenho do Franchising da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

O relatório traz ainda outros dados importantes, que indicam que a retomada gradual dos hábitos dos consumidores e a suspensão das medidas restritivas de distanciamento social irão favorecer o setor de franquias de 2022.

Nesse sentido, o segmento de franquias no setor de alimentação será favorecido não só porque as pessoas passarão novamente a frequentar os locais para se alimentar, mas também porque se tornaram muito adeptas ao delivery de refeições nos últimos dois anos, e essa comodidade promete permanecer no próximo ano.

3.     Beleza e bem-estar

O setor de saúde, beleza e bem-estar foi o que mais teve faturamento no ramo de franquias no ano de 2021, movimentando 38,9 bilhões e com alta de 10,5% em relação ao ano anterior.

O que houve nesse setor foi que, durante a pandemia, o desejo dos consumidores por bem-estar acabou sendo reprimido por não haver a possibilidade de destinar os recursos para fins como viagens e atividades recreativas. Então, devido a isso, esses recursos foram direcionados para procedimentos estéticos e de bem-estar como uma forma de suprir essa necessidade, que seria obtida também de outras formas.

Na prática, isso quer dizer que, principalmente as mulheres, passaram a optar mais por serviços de estética nesse período e, principalmente, por aqueles que ofereciam atendimento personalizado, individual e seguindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

4.     Saúde

Seguindo as medidas de isolamento durante a pandemia, também houveram avanços no que se refere à telemedicina. Para prestar atendimento aos pacientes da COVID-19 em relação às consultas e acompanhamento médico, a telemedicina foi muito útil durante esse período, mas o mais interessante é que essa prática tende a continuar mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento social.

Portanto, para quem pretende abrir algum tipo de franquia no segmento de saúde, certamente obterá sucesso na área. Inclusive, diversas startups estão oferecendo acesso para que consultórios possam realizar atendimentos de forma remota e segura. Entretanto, é importante ressaltar que os investimentos em franquias demandam um alto investimento.

Além do que, como mencionado no tópico “E-commerce”, hoje há uma maturidade maior nos canais digitais e lojas virtuais em relação ao que se via antes, além de maior confiabilidade por parte dos consumidores, o que pode simbolizar um avanço de sucesso para quem resolver empreender na área. Inclusive, uma sugestão de franquia de sucesso pode ser a junção de e-commerce e moda.

5.     Moda

Como recomendação para empreender com franquias neste ano, está o segmento de moda. Ainda de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, o setor faturou cerca de 22 bilhões no ano de 2021, tendo uma alta de 15,2% em relação ao ano de 2020.

O setor foi impulsionado principalmente pela retomada do fluxo de pessoas em shoppings centers e outros centros de compras.

Além do que, como mencionado no tópico “E-commerce”, hoje há uma maturidade maior nos canais digitais e lojas virtuais em relação ao que se via antes, além de maior confiabilidade por parte dos consumidores, o que pode simbolizar um avanço de sucesso para quem resolver empreender na área. Inclusive, uma sugestão de franquia de sucesso pode ser a junção de e-commerce e moda.

6.     Serviços e seguros

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar a possibilidade de abrir uma franquia de corretora de seguros. Essa é uma boa opção, porque esse mercado possui uma grande força de atuação e, além disso, traz um bom retorno financeiro para quem investe.

Conforme os dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados, o setor de seguros registrou arrecadação de R$275,21 bilhões no acumulado do ano de 2021. E os números podem ainda ser melhores para os próximos anos, já que o setor cresceu cerca de 6% em 2021.

Portanto, se você já possui certa afinidade com o ramo, essa certamente é uma opção a se avaliar, considerando ter uma franquia de sucesso, como é o caso da Corretora É Seguro, que oferece os mais variados serviços de seguro, tanto individual, familiar e empresarial, além dos mais diversos produtos financeiros também.

Franquias

Em virtude de tudo que foi dito, é importante ressaltar que o segmento de franquias sempre mostrou resultados positivos mesmo em meio às crises econômicas e à pandemia, como ocorreu nos últimos dois anos. Ainda com o que houve desde 2020, no terceiro trimestre de 2021, as franquias demonstraram resultados positivos, com faturamento 8% superior ao que havia sido registrado em 2020.

Como imaginado, os setores de Entretenimento e Lazer e Hotelaria e Turismo foram os mais prejudicados nesse período, mas que agora podem voltar a crescer no setor devido à retomada da vida normal da população.

É fato que, de acordo com os dados, o setor mostra que pode sim trazer um grande retorno aos franqueadores, apesar de demandar um alto investimento, principalmente em alguns setores específicos, como o de saúde.

De toda forma, é muito importante avaliar todas as perspectivas e possibilidades de investimento e retorno para tomar uma decisão acertada ao escolher o segmento para empreender com franquias. Uma dica é sempre procurar investir naquilo em que já se possui estudo ou experiência, para melhor aproveitamento do negócio ou, ao menos, estudar e investir em capacitação na área escolhida para obter melhores resultados. Boa sorte!